segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Cromossoma Do Amor



Bibá Pitta homenageia a filha Madalena e escreve livro a contar a história de amor e felicidade que as une. Um livro que desmistifica e explica o que é a Trissomia 21.“Tudo o que faço na vida obedece, antes de mais, ao impulso do amor. Foi com base nesse impulso que me lancei na aventura deste livro. Que não pretende contar mais do que uma história entre uma mãe e uma filha, mas que, ao ficar escrita, poderá ajudar outras mães, outros pais e outros filhos que se cruzem com a diferença. Ou que um dia se deparem, como eu me deparei, com um cromossoma do amor nas suas vidas.” Biba Pitta
Abordamos aqui o livro "O Cromossoma do Amor" porque foi uma grande referência para nós, aprendemos muito acerca da Síndrome de Down com ele. Queremos desde já elogiar Bibá Pitta porque estabelecemos contacto com ela e ela disponibilizou-se para comparecer à nossa palestra no final do ano de modo a dar o seu testemunho real.
Deixamo-vos aqui os mails que lhe mandamos e a sua resposta.
ABDSS para Bibá Pitta:
Bom dia,Somos alunos do 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, e estamos a desenvolver um projecto acerca de doenças génicas e/ou cromossómicas, no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Como já procedemos à leitura do seu livro que em muito nos agradou, gostaríamos de solicitar a sua comparência na nossa escola, uma vez que seria de todo pertinente obter o seu testemunho real relativo à sua filha Madalena, portadora de trissomia 21 (uma doença cromossómica). Já tinhamos feito pesquisas acerca da síndrome de Down, mas através do seu livro percebemos mais detalhadamente não só o que é a síndrome de Down mas também como é conviver com pessoas portadoras dessa doença. Acreditamos que não tenha sido nada fácil para si e para a sua família, no ínicio, lidarem com a situação, mas apreciamos muito o gosto com que fala da sua filha e o amor que lhe tem. Chamou-nos particularmente a atenção o facto de ter escrito no seu livro que a Madalena foi feita com tanto amor que um dos seus cromossomas triplicou e também o modo de reacção das "tias de Cascais" e a atitude protectora da Madalena para com o irmão mais novo. A maneira como relata a situação é louvável. O facto de ser uma figura pública alertou mais para este assunto e contribuiu para relativizar a discriminação social que infelizmente continua a ser uma realidade perante qualquer pessoa que seja "diferente". Por todos estes motivos, seria uma enorme honra para nós podermos contar com a sua presença no final da realização do nosso projecto, que ocorrerá em meados do mês de Maio do próximo ano. Aguardamos ansiosamente a sua resposta, realçando desde já que nos encontramos totalmente disponiveis para mais esclarecimentos. Atenciosamente, os alunos da turma B do 12ºano da escola Secundária de São Pedro do Sul.
Bibá Pitta para ABDSS:
obrigada queridos amigos pela vossa força e pelas queridas palavras. estou muito feliz e e claro que vos vou apoiar quando quiserem. fiquem com o meu telemovel *********. beijinhos e estou a vossa disposiçao.
ABDSS para Bibá Pitta:
Ficámos muito sensibilizados pelo facto de nos ter respondido e por se ter disponibilizado tão prontamente. Assim que tivermos todos os objectivos definidos e uma data para a apresentação do projecto calendarizada contactamo-la. Agradecemos, mais uma vez, a sua resposta e a sua disponibilidade. Beijinhos para si e para a Madalena.

1 comentário:

  1. boa noite! uma associaçoa de deficiencia mental está a planear organizar uma caminhada voluntaria para angariar fundos para manterem a associaçao e gostariam de contactar a biba pitta para dar cara a etsa acção...será que poderiam disponibilizar-nos o contacto electrónico dela?

    ResponderEliminar